Em clima de carnaval, hoje veremos um modelo de máscara de renda linda que você pode fazer de duas formas e utilizar em diversas festas.

Nível de Dificuldade: 2-Estrelas
Materiais
: Molde da máscara, tule, tesoura, tinta para tecido com relevo, fita adesiva, fita de cetim, plástico e uma vela.

Link com o tutorial aqui.
Link com o molde aqui.

 Máscara de renda preta

Materias

O meu molde ficou na cor lilás porque a minha impressora não tinha tinta preta, eu achei que ficou melhor assim pois facilitou para desenhar com uma tinta por cima depois. Utilizei o plástico que vem para arquivar documentos em pastas, mas você também pode usar papel filme.
Deixei para a fita de cetim 80 cm e o tule com 27 x 13 cm.

* Todos os produtos rápido você consegue encontrar em lojas de armarinhos (onde vendem artigos para fazer artesanato). O tule também pode ser encontrado em lojas de tecido. 

Processo
Fixamos inicialmente o molde com a fita adesiva, depois o plástico cobrindo totalmente o molde.
O tule fica por cima, sendo essa uma etapa importante, ele precisa ficar bem esticado e bem preso, para não escorregar e acabar borrando a tinta depois.

_DSC1058
Agora é só ter paciência e passar a tinta seguindo o desenho do molde.
Essa tinta que utilizei possui relevo, então fiz um traço mais grosso para o relevo ficar em evidência.

recortada
Após seco, aproximadamente 72 horas depois , retire os adesivos e recorte a máscara.

colando-a-Fita
Finalizando, dívida a fita de cetim em duas, e encoste a pontinha em uma vela para queimar e não desfiar. Para colar a fita usei uma cola instantânea apenas por questão de tempo para secar mais rápido, mas ela acabou branqueando a tinta preta na parte da frente da máscara, então vocês podem fazer como no tutorial e utilizar a própria tinta para colar a fita.

máscara renda

Máscara de renda com Glitter

Para fazer o processo é exatamente como o modelo a cima, a tinta que usei foi uma de relevo com Glitter na cor branca (no tutorial foi utilizado cola para cílios), após terminar de desenhar jogue a outra cor de Glitter por cima.

*A tinta Glitter com revelo comprei na Casa China e o Glitter em um armarinho
processo1

Essa máscara secou mais rápido que a outra com 24 horas, eu utilizei também um fixador de cabelo para evitar que o Glitter ficasse caindo, aparentemente funcionou.

mascara glitter
*A autora do tutorial dá uma dica bem legal se não quiserem colocar a fita para arramar: usem a cola de cílios, com algumas gotinhas no verso da máscara você molda ela no seu rosto e também a deixa fixa.
*No link com o tutorial a autora também disponibiliza outras modelos de máscaras.

mascaras-ana

Fotos: Elis Maria 
Modelo: Minha amiga Ana Luisa Dibiasi
Modelo de Mão: Mamãe Marlene

Minha opinião: Eu gostei bastante de fazer as máscaras, e eu amei o resultado da renda preta, o desenho ficou em mais evidencia parecendo realmente uma renda,  e por causa da tinta ela ficou molinha então você consegue modelar um pouco no seu rosto. Já a renda com Glitter, o desenho ficou apagado, acredito que a escolha da cor do Glitter não favoreceu, e por causa do fixador ela ficou mais durinha.
Um ponto negativo foi o a tinta com Glitter ela era mais grossa, tinha apenas 15 ml enquanto a tinta preta possuía 30 ml, eu sofri para conseguir terminar a máscara pois tive que fazer força pra tinta sair, resultado mão vermelha e doendo. Recomendo usarem uma tinta com Glitter da mesma marca que utilizei para a tinta preta.
E vocês gostaram?