terça-feira, dezembro 12, 2017
Início Travel Quer viajar de graça? Conheça a lei!

Quer viajar de graça? Conheça a lei!

0
92
Four friends hanging out at train station (selective focus)

Já pensou em viajar de graça? Sabia que existe lei para isso? Claro se você tiver entre 16 à 29 anos. Conheça os detalhes dessa lei. A lei foi criada em 2013 mas não é muito divulgada, basta instalar um aplicativo para garantir a gratuidade em passagens interestaduais.

Um aplicativo chamado #ID Jovem garante gratuidade em passagens de trens, embarcações e ônibus. Para que o jovem consiga obter esse benefício, é necessário que possua entre 15 e 29 anos e seja de baixa renda, pois é preciso do número nis do bolsa família. Caso você já esteja incluído neste dois itens acima, é só baixar o aplicativo que está disponível para download em celulares com Android, Windows ou IOS.

Feito isso, o jovem pode reservar sua passagem até três horas antes do embarque. Vale lembrar que a gratuidade só vale para passagens interestaduais e não intermunicipais, ou seja: O jovem pode se deslocar de um estado para qualquer outro, mas não de um município para outro ou deslocamentos dentro do próprio município.

Em caso de seu direito ser negado, o ideal a fazer é comunicar à Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT, no telefone 166, e-mail ouvidoria@antt.gov.br, ou no site www.antt.gov.br. São disponibilizadas duas passagens para cada embarcação, trem ou ônibus. Caso tenha esgotado, o jovem pode pedir a meia entrada e pagar apenas 50% do valor da passagem, assim como já acontece com a carteira de estudante, mas, ao contrário desta, o usuário do ID Jovem não precisa estar matriculado ou estudando, o que é preciso é que o código que esteja sendo gerado esteja atualizado com menos de 30 dias.

 O bilhete do usuário ID Jovem é intransferível e não poderá ser usado por ninguém a não ser por ele mesmo. Também não é permitida mais de uma reserva de #Transporte num mesmo dia.

Para confirmar a veracidade da #lei, o internauta pode conferir conforme disposto no Decreto 8.537/2015 ou obter mais informações no site da Caixa Econômica Federal. Para acessar e se cadastrar pela internet, esteja em mãos os documentos: NIS (Número de Identificação Social), acesse o site da ID Jovem, preencha os dados que forem solicitados e gere seu cartão.

Já para utilizar o seu cartão ID, é preciso que este seja impresso e apresentado a empresa de transportes, munido de documento oficial com foto. Os jovens também podem utilizá-lo para garantir meia entrada em eventos esportivos e culturais.

Agora que já está informado corre lá, baixa o aplicativo e bora conhecer os estados do Brasil.